Caraguá Verde: Uma forma sustentável de Informar!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Ecoprojeto fará trilha adaptada no Núcleo Picinguaba

Trilha fluvial que já é realizada pelo Núcleo

A Trilha do Caxetal será aberta e estruturada para portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida pelo ecoprojeto “ Implantação e adequação da Trilha do Caxetal “, da Associação Cunhambebe da Ilha de Anchieta no Núcleo Picinguaba – Ubatuba do Parque Estadual da Serra do Mar, na restinga da praia da Fazenda, altura km 12 da Rio – Santos. Após ser finalizada será a única adaptada dentro do parque.


Uma vantagem será a eliminação de outros meios de transporte para visitar a restinga, graças ao novo traçado já que é mais próxima ao Centro de Visitantes. Contudo, atualmente é pouco procurada apesar do grande potencial interpretativo. Estudos serão realizados para a construção da trilha seguindo o manual da Secretaria do Estado de São Paulo.

Os resultados serão a ampliação de trilhas e o conhecimento do ambiente próprio da restinga: o caxetal. Único sob a proteção da Unidade de Conservação sendo destinado apenas para instituições, atividades de campo e estudo do meio.
Outra atividade que virá a ser desenvolvida será um curso de reciclagem para apresentação e reconhecimento da nova opção de lazer para os monitores, além da divulgação e do monitoramento de impactos no ecossistema local, prevendo alterações caso necessário.


Fonte: CEDS - Litoral Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário