Caraguá Verde: Uma forma sustentável de Informar!

sexta-feira, 4 de março de 2011

Trilhas do Núcleo Caraguatatuba


O Núcleo Caraguá possui atualmente três trilhas onde o visitante pode conhecer as riquezas da fauna e flora da Mata atlântica, e ainda desfrutar das corredeiras, cachoeiras e nascentes que deságuam em piscinas naturais.

A Trilha dos Tropeiros é um antigo caminho das tropas que faziam o comércio do Vale do Paraíba e o Litoral Norte. Com 8 km de percurso, é indicada para pessoas com habilidade em trilhas, pelo alto nível de dificuldade. No trajeto, os visitantes encontram cachoeiras, árvores centenárias como Jequitibás de até 300 anos e muros de pedras da época das tropas que por ali trafegavam.
A trilha pode ser visitada sempre nos finais de semana, a partir das 9h, com duração de 5h. Os interessados em participar precisam agendar a vista com antecedência e pagar uma taxa de R$ 30 por pessoa. Os participantes são acompanhados pelo Grupo de Guia Florestal.

Outra opção é a Trilha do Poção. Com 3,5 km, o trajeto faz e parte do programa Trilha de São Paulo. Possui nível de dificuldade médio e no percurso, os aventureiros atravessam duas vezes pelo Ribeirão do Ouro e pela mata fechada até chegar à cachoeira da Pedra Redonda, que possui seis metros de queda e poço para banho de dois metros de profundidade.
O horário de saída é sempre às 9h e 13h e não é necessário agendamento, basta chegar a sede com 15 minutos de tolerância. Faz-se necessário a contratação de um Guia Florestal. Taxa de 20,00 por pessoa. 


Na Trilha do Jequitibá, o visitante é acompanhado por um monitor ambiental do Parque. O trajeto corresponde a 1,2 km de extensão. O principal atrativo é a piscina natural formada pelo rio Santo Antônio e um escorregador natural. Para a visitação não é preciso agendamento e a trilha pode ser feita a qualquer hora do dia. Possui uma taxa de conservação de 9,00 por pessoa. Menores de 12 anos e maiores de 60 não pagam. Estudantes pagam meia entrada

O parque também tem área de lazer com quiosques e playground. Aberto de terça a domingo, das 8h às 17h e .

3 comentários:

  1. Otimas trilhas e otimos guias, estão de parabéns

    ResponderExcluir
  2. Pergunta: tenho um cão que me acompanha em diversas trilhas em vários locais do País, posso levá-lo?

    ResponderExcluir
  3. Olá Wilson, infelizmente o seu cão não poderá fazer a trilha, pois não é permitido animais domésticos em unidades de conservação

    ResponderExcluir